segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Material e Acústica

A importância do material correto para uso em construções ou ambientes vai além da decoração. Materiais inadequados podem elevar o nível de ruído em locais, provocando um desconforto acústico. Confira as sugestões que a Anima Acústica apresenta sobre o tema.

Revestimentos inadequados, como o excesso de pisos cerâmicos em uma residência, podem tornar ambientes excessivamente ruidoso, provocando o desconforto acústico. Mas a boa notícia é que, atualmente, existem acabamentos porosos ou fibrosos ideais para a absorção de sons com alto desempenho acústico.

Segundo Vitor Litwinczik, doutor em Vibrações e Acústica, membro da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e diretor da Anima Acústica, o arrastar de cadeiras, o excesso de volume da TV, o bater de portas e até mesmo o tom de voz pode se tornar algo muito desagradável no cotidiano. “A absorção sonora é a capacidade que os materiais têm de converter parte do som incidente sobre eles em calor, enquanto a outra parte ou é refletida de volta para o ambiente. Para que isso aconteça, o som deve penetrar no material, por isso que os materiais porosos (espumas) e fibrosos (lãs minerais, tecidos, fibras naturais) possuem melhor desempenho acústico, quando se fala em absorção sonora”, explica.

Para tratar acusticamente um ambiente, não apenas residencial, mas também restaurantes, salas de aula, indústrias e outros, é importante utilizar materiais de revestimentos que auxiliam na boa condição de audibilidade, ou seja, pisos, paredes e tetos, por isso a necessidade de orientação de profissionais especializados no assunto.

De acordo com Vítor, a ideia, quando se pensa em tratamento acústico, é avaliar alguns elementos básicos entre eles: a localização e situação do imóvel; a planta baixa e cortes; a utilização do imóvel; os níveis de ruído aceitáveis estabelecidos por normas; os níveis de ruído do entorno e interno quando em funcionamento; e, por fim, as especificações técnicas dos materiais a serem empregados na sua construção, e alguns detalhes do mobiliário e elementos de decoração.

Fonte:http://animacustica.com.br/home/noticias/42-noticias-anima/200-material-e-acustica

Nenhum comentário:

Postar um comentário